PLANEJAMENTO E CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE DISPOSIÇÃO DE REJEITOS

planejamentoedisposicao-01

A Pimenta de Ávila possui ampla experiência em planejamento e concepção de sistemas de disposição de rejeitos de mineração  e  indústria. Partindo dos planos de produção de minério ou outros produtos industriais é  feito  um  planejamento  de  longo  prazo, considerando a produção dos estéreis e rejeitos e sua disposição.

A concepção dos sistemas é feita  com  base  na  fundamentação  teórica  e  prática  que  a  empresa  adquiriu  em  processos  de  disposição de rejeitos, no estudo do comportamento geotécnico dos rejeitos e na tecnologia de  barragens  de  contenção.  Como  resultado desse trabalho, são elaborados planos  de  longo  prazo, que  indicam  as  configurações,  as  fases   de  implantação,  a  caracterização e quantificação das obras necessárias, os investimentos requeridos e os licenciamentos a serem providenciados.

Durante a implantação é feito o acompanhamento de campo introduzindo as adequações necessárias.

São exemplos desse trabalho, os planos desenvolvidos para a ALUNORTE, ANGLO   AMERICAN, BAMIN, CBA,  IMERYS, MANABI, MPSA, MRN, NOVELIS e para os complexos Mariana e Minas Centrais (VALE).