PLANO DE FECHAMENTO DE BARRAGENS E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Os planos de fechamento  de  barragens  são  essenciais  à  concepção  e  caracterização  das  práticas  operacionais  que  devem direcionar a configuração final considerando a estabilidade física, química e biológica em longo prazo.

O plano de fechamento deve  ser  entendido  como  um  projeto. Inicialmente, deve  ser  elaborado  de  forma  conceitual  sendo  composto por um estudo de alternativas. O estudo de alternativas torna-se uma atividade  fundamental, visto  que  possibilita  ao empreendedor a oportunidade de buscar uma opção de fechamento que seja  tecnicamente  exequível e economicamente  viável,  podendo participar de forma ativa na tomada de decisão.

A partir do conceito já fundamentado e compreendido por todos os envolvidos no processo de  fechamento,  o  plano  poderá  ser  detalhado.

De acordo com a Lei Federal nº 12.334/2010, que institui a Política Nacional de Segurança  de  Barragens, o  empreendedor  deve  manter organizadas e em bom estado, as informações/documentação referentes à desativação  da  barragem, e as  barragens que não atenderem aos requisitos de segurança nos termos da legislação pertinente, deverão ser recuperadas ou desativadas pelo seu  empreendedor, sendo que a recuperação ou desativação deverá ser objeto de projeto específico.

A Pimenta de Ávila vem desenvolvendo plano de fechamento de barragem para diversos clientes, podendo-se citar: Vale, Yamana, Novelis, MRN, Anglo American, São Bento, MVV, AVG, entre outros.