Critérios de Fechamento para Barragens: Panorama da Legislação Brasileira Versus Diretrizes Internacionais

O Fechamento de Barragens assume fundamental importância no processo de gestão de segurança dessas estruturas. Conforme a boa prática de engenharia, é recomendável que as ações de fechamento sejam consideradas ainda na fase de concepção do projeto, permitindo assim uma implantação progressiva. Quanto a estabilidade física de barragens, dois fatores devem ser avaliados: a segurança…

Leia mais

Instrumentos Regulatórios Aplicáveis a Barragens de Rejeitos – da Concepção ao Fechamento

Os riscos associados às barragens de rejeitos se fazem presentes ao longo de todas as etapas da vida dessas estruturas, exigindo a adoção de critérios rigorosos nas fases de concepção, implantação, operação e fechamento. Nesse sentido, diversos instrumentos regulatórios estabelecem normas, diretrizes e obrigações legais que devem ser seguidas pelos responsáveis pelas barragens visando à…

Leia mais

Análise da susceptibilidade à liquefação estática por meio de ensaios de campo e de laboratório

ANÁLISE DA SUSCEPTIBILIDADE À LIQUEFAÇÃO ESTÁTICA POR MEIO DE ENSAIOS DE CAMPO E DE LABORATÓRIO Mauro Pio dos Santos Junior Engenheiro Civil– Pimenta de Ávila Consultoria. Hugo Assis Brandão Engenheiro Civil– Pimenta de Ávila Consultoria. Guilherme de Mattos Galhardo Engenheiro Civil– Pimenta de Ávila Consultoria. Gean Lopes Teixeira Assistente de Engenharia – Pimenta de Ávila…

Leia mais

Variabilidade de Propriedades Geotécnicas

VARIABILIDADE DE PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS Izabela Couto CAMPELLO Engenheira Civil – Pimenta de Ávila Consultoria Ltda. Joaquim Pimenta de ÁVILA Consultor, M.Sc. – Pimenta de Ávila Consultoria Ltda. Andrea Nascimento VECCI Engenheira Geóloga, M.Sc. – Pimenta de Ávila Consultoria Ltda. João Lira da Matta MACHADO Graduanda em Engenheira Civil – Pimenta de Ávila Consultoria Ltda.  …

Leia mais

A erosão interna da barragem de balderhead: uma análise em termos da distribuição dos vazios e da análise de carreamento.

A EROSÃO INTERNA DA BARRAGEM DE BALDERHEAD: UMA ANÁLISE EM TERMOS DA DISTRIBUIÇÃO DOS VAZIOS E DA ANÁLISE DE CARREAMENTO Marcos de Ávila PIMENTA FILHO Engenheiro Civil, M.Sc. – Pimenta de Ávila Consultoria Ltda. Joaquim Pimenta de ÁVILA Consultor, M.Sc.– Pimenta de Consultoria Ltda. Ciro HUMES Consultor e Professor, D.Sc.– WorleyParsons Engenharia, Centro Universitário da…

Leia mais

Plano de Ação de Emergência e sua Operacionalização

O Plano de Ação de Emergência – PAE é uma ferramenta importante na gestão das barragens, sendo obrigatória a elaboração de acordo com a Lei Federal nº 12.334/2010 que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens para todas as estruturas de contenção de rejeitos, resíduos, sedimentos e/ou acumulação de água enquadradas como de dano…

Leia mais